A verdade sobre o dia da mulher

A verdade sobre o dia da mulher

Um dia todinho para as mulheres, discursos, presentes, atenção. Mas você sabe mesmo a verdade sobre 8 de março? A verdade sobre o dia da mulher?

De onde surgiu

A verdade sobre o dia da mulher

Precisamos te contar rapidamente o porquê de estarmos hoje, celebrando o dia da mulher. Tudo começou no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Por que 8 de março?

Depois de proposto por Clara a instituição de uma celebração anual, as celebrações passaram a ocorrer em diferentes datas para cada país de acordo a manifestações locais. Na Rússia, por exemplo, as comemorações do dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução Russa de 1917: em 8 de março de 1917, a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Sempre com a intuição de lutar pelos direitos econômicos, sociais e trabalhistas das mulheres.

O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

A verdade sobre o dia da mulher

Os motivos para a instituição desse dia são incalculáveis, vem de muito tempo atrás e seguem somando muitos outros no decorrer da trajetória da mulher na sociedade, o terrível incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, por exemplo, que matou 125 mulheres, no dia 25 de março de 1911, foi mais um marco, símbolo da situação trabalhista das mulheres naquela época. E assim seguimos somando muitos outros motivos até hoje.

O que acontece é que mesmo adorando sermos valorizadas nesse dia, essa não deve ser mais uma data comercial ou feita para simplesmente festejar! Não! É uma data que representa luta, e todo o trajeto que temos percorrido para alcançar a equidade de gênero, o fim da violência contra a mulher em todas as suas estâncias e toda a luta que já foi lutada até aqui. Tudo isso vai além de rosas e precisa ter o mesmo espírito das mulheres que lutaram para que esse dia existisse.

Feliz dia da mulher que luta pelos seus direitos e pelo fim da violência contra mulher! Feliz dia da mulher!

Veja também:

5 mulheres brasileiras que mudaram a história

Coisas que você não deve falar para uma mulher

5 discos de mulheres brasileiras que você não pode viver sem ouvir

Barbie cria linha de bonecas que homenageia mulheres inspiradoras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.