Cuide da saúde do seu bebe ainda na barriga

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Alguém tem dúvida de que a gravidez é um dos momentos mais especiais pra mulher? Cheia de expectativas, curiosidades e mudanças no corpo (e na mente) da futura mamãe, parece que tudo o que acontece nessa fase é pra mostrar pra ela que tem “um serzinho” muito especial crescendo ali dentro.

Cuidando da Saúde dos Bebês, Ainda na Barriga

 

MANDE VER NO ÁCIDO FÓLICO! Ou vitamina B9, que é a mesma coisa. O que importa é que ele participa do desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, além de evitar a má formação dele ou mesmo o nascimento prematuro. Invista nas fontes naturais de ácido fólico (principalmente nos primeiros 3 meses da gestação): frutas cítricas, folhas verde escuras e grãos integrais como grão de bico e feijão.

 

FERRO + VITAMINA C: DUPLA DE HERÓIS PARA A GRÁVIDA. Enquanto o ferro ajuda a prevenir a anemia na mãe (que aliás, é bem comum nessa fase, já que o bebê tende a “consumir todas as reservas de ferro dela), a vitamina C facilita o aproveitamento desse mineral no corpo da grávida. Em outras palavras, o organismo dela absorve melhor o ferro dos alimentos se for consumido junto com a vitamina C. Fontes boas de ferro são: beterraba, feijões e outros grãos integrais e folhas verde-escuras. Já a vitamina C é encontrada na laranja, no tomate, na acerola e no morango.

 

POR UM INTESTINO MELHOR… FIBRAS! Elas estão na mídia o tempo todo! E não era pra menos! Sem elas, é difícil fazer o intestino funcionar direito. Sem contar que entre as grávidas a tal da “prisão de ventre” é bem comum (parece que o intestino demora mais pra se movimentar e formar o bolo fecal – é o famoso “intestino preguiçoso”). Por isso não dá pra deixar de fora do cardápio da mamãe as frutas com casca, saladas cruas e graõs integrais como arroz, quinua, lentilha e outros.

 

E TAMBÉM ÁGUA, MUITA ÁGUA! Junto com as fibras, ela também dá aquela força para o intestino não ficar preguiçoso. Além disso, a água também ajuda a prevenir um probleminha bem comum entre gestantes, que é a infecção urinária (quanto mais a barriga cresce, mais aperta os canais por onde a urina passa. Aí, pra infecção se instalar, não falta muito. E meta é: pelo menos 2 litros de água mineral todo santo dia.

 

COMIDA LEVE, DIGESTÃO FÁCIL. Taí uma fase em que o corpo já tem que ter tanto trabalho pra dar conta de todas as mudanças, então que não seja a digestão mais um “fardo” pro organismo da grávida. Como? Frutas, verduras, legumes (se cozidos, a vapor), menos gorduras, mais proteínas de fácil digestão (como a quinua e o amaranto, por exemplo). Assim, a mamãe se sentirá mais “leve” e, tanto mãe quanto filho vão aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos.

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FAST FOOD? “NÃO, OBRIGADA!”. Produtos lotados de gordura, açúcar, sódio ou mesmo cheios de aditivos artificiais podem fazer o corpo do bebê ficar “viciado” nessas coisas, mesmo durante a gestação. Resultado? Mais tarde, esse “baby” pode se tornar um adulto “vidrado em fast food” (e acho que a gente não precisa dizer o quanto isso é ruim, né?). Ah, sem esquecer que esses produtos aumentam as chances da grávida desenvolver diabetes pré-gestacional, pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez), obesidade etc, etc.

 

TAL MÃE, TAL FILHO… E pra fechar, a gente não podia deixar de falar que a criança repete o que vê os pais fazendo. Comer bem é um ato de amor. Não só de amor próprio, mas também, de amor aos pequenos-grandes herdeiros, que vão querer “imitar” a comida dos pais. Sem contar que desde a gravidez, o que a mãe come influencia diretamente nas preferências do filho mais tarde. Por isso, de olho no prato e na barriguinha, mamãe!

 

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fonte: Mãe Terra

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