Dicas para você se sair bem naqueles momentos de aperto na cozinha por causa do excesso de sal: 5 truques para dessalgar alimentos. Vamos lá!
1- Água gelada
Quando estamos preparando um bacalhau, por exemplo, uma excelente opção para dessalga-lo é utilizar essa técnica: água gelada.
Como fazer:
Coloque uma vasilha com água na geladeira e espere gelar. Coloque algumas pedras de gelo nessa água gelada e então insira o bacalhau de molho nela. Deixe dentro da geladeira. Depois de aproximadamente 4 horas, repita o procedimento. Lembre-se de trocar o bacalhau de vasilha (com água gelada e gelo) e não de apenas trocar a água da vasilha em que está o bacalhau. Esse processo deve ser repetido a cada 4 horas em postas menores e a cada 8 horas em postas maiores até a dessalgação do bacalhau, que pode levar de 6 a 72 horas, dependendo da altura e corte das postas.
2- Leite
Como fazer:
Mergulhe o que deseja dessalgar em uma vasilha com leite frio e deixe de molho nele por 3 horas. Escorra o leite e pronto, seu alimento está pronto para o preparo. Vale lembrar que há pessoas que não descartam, mas utilizam esse leite depois, no preparo da receita escolhida.
3- Batata
Quem nunca exagerou no sal fazendo o almoço? Na hora salgar o arroz, por exemplo? Pois é, pode acontecer e, antes de pensar em começar tudo outra vez, tente a técnica das batatas.
Como fazer:
Para corrigir a quantidade de sal em excesso de um cozido ou preparo à base de caldo, podemos colocar nele uma batata inteira (bem lavadinha e com casca) que irá absorver uma parte do sal. Quando a batata estiver cozida, é só retirá-la, que ela já terá cumprido essa “tarefa”.
4- Folhas de Couve
Folhas de couve são excelentes para dessalgar o feijão, o processo é bem simples…
Como fazer:
Coloque as folhas de couve dentro do preparo (feijão, caldo, sopa) e leve ao fogo. Quando ferver, retire as folhas e pronto!
5- Água quente
Carne seca e o charque, são dois exemplos de alimentos bem salgados. Assim, é preciso, antes de qualquer coisa, dessalga-los. Nessa hora, a água fervendo pode ser uma boa saída para eles.
Como fazer:
O primeiro passo é limpar e cortar a carne seca ou charque no tamanho desejado. Então você deve colocar a carne em uma panela e cobri-la com água. Depois de 10 minutos, aproximadamente, jogue cuidadosamente a água fora e repita esse procedimento por mais duas vezes. Depois é só preparar a sua carne normalmente – geralmente as pessoas cozinham na pressão por mais ou menos meia hora, para deixá-la mais macia.
Veja também:
Diabetes – 13 sintomas que podem indicar o problema
Os principais sinais de intolerância a lactose