Strava, a rede social que pode mudar sua vida

Strava, a rede social que pode mudar sua vida

Mais que um aplicativo, uma rede social para quem quer se motivar e ser motivada a viver uma vida melhor. Conheça o Strava!

O que é o STRAVA?

Um aplicativo criado por uma empresa californiana que tem como objetivo oferecer um plataforma onde você pode criar um perfil e planejar seus passeios além de verificar seu próprio desempenho e conhecer pessoas que treinam em sua região.

Para quem não conhece o STRAVA ele funciona de maneira simples, basta:

  1. Você registra a sua atividade usando o seu cel (iOS ou Android) ou algum dispositivo GPS (Garmin, Suunto, Polar, Timex, Tom Tom…).
  2. Após o treino fazer um registro da atividade.
  3. Uma vez registrada, a atividade permite analisar os dados do treino e comparar seu desempenho não só com você mesmo, mas também com outras pessoas (existe até uma lista de atletas profissionais para você poder seguir os treinos de seus ídolos).

Strava, a rede social que pode mudar sua vida

Strava e Frequência Cardíaca

O Strava também tem a capacidade de se conectar a cintas de frequência cardíaca que utilizem o padrão Bluetooth Smart ou ANT+. Normalmente essas fitas são bem mais baratas que os dispositivos GPS e estão disponíveis em várias marcas (Netshoes, Polar, Wahoo, Decathlon….).

Com o monitoramento da FC cardíaca em suas pedaladas (e corridas) é possível determinar a intensidade do treino, acompanhar o gasto calórico da sessão e até estudar a melhora estratégia para tentar bater aquele KOM que você tanto quer.

O porquê de tudo isso

E qual é a graça de tudo isso? Bom, além do fator competitivo, que realmente não é para todo mundo, tem também o lado motivacional.

Felipe Arthur Parada, um dos Embaixadores do Strava no Brasil, explica um pouco do que o Strava pode fazer para quem está voltando a pedalar.

Imagine a história abaixo. Poderia ser você ? 
Domingo, acabo de chegar em casa, depois de uma sessão de comilança na casa da minha sogra e decido: amanhã preciso tomar uma providência, já sei! Voltar a pedalar, mas como me sentir motivado se em torno de mim há tudo que eu gosto ? TV, celular e tablet com milhões de aplicativos, vídeo game. Mas vou tentar mesmo assim porque preciso cuidar de mim e ter mais saúde.

No primeiro dia, tudo preparado, saio às 6h da manhã e consigo pedalar incríveis 2 quarteirões sem parar. Como cheguei a este ponto ? Acho que não vou continuar, prefiro jogar Candy Crush.

Eis que surge o Strava, um app que monitora minhas pedaladas com GPS, funciona como um jogo de vídeo game, grava o meu progresso e ainda ganho “medalhinhas”. Nossa que bacana!

No segundo dia, ligo o Strava, pedalo os mesmos 2 quarteirões por duas vezes, só que mais rápido, e aparece no meu quadro de troféus virtual o primeiro prêmio, uma medalha. Fiz meu melhor tempo! Baixei 32 segundos e isso fica gravado, posso compartilhar com meus amigos e desafiá-los a fazer o mesmo“.

Acredito que todos nós já passamos por isso, e nos dias atuais com toda essa tecnologia é difícil continuar uma atividade física. Mas porque não juntar as duas ? Motive-se!

Veja também:

5 melhores aplicativos para acompanhar seu ciclo menstrual

Grãos de kefir- Um grande aliado da saúde da mulher