Tapioca: amiga da dieta!

receita-tapioca-queijo-salada

 

Tapioca: 70 calorias (1 colher de sopa).

A tapioca pode ser servida como acompanhamento, sobremesa ou lanche.

Com sabor leve e cheia de propriedades nutritivas, a massa leve que não contém glúten ou farinha de trigo pode receber uma infinidade de recheios.

 

Não contém glúten

“A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal”, diz Andrea. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.

 

Substitui o pão branco

Para um café da manhã light, Andrea Santa Rosa recomenda substituir o pão branco por tapioca. “O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino”. 

 

Amiga da dieta

Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. “Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar”, diz a nutricionista.

 

Prática e versátil

A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão”, orienta Andrea. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.

 

Veja nossas sugestões

 

 

receita-tapioca-queijo-salada

Tapioca de queijo e salada

Ingredientes

. 1/2 kg de goma de tapioca

. Água

. 200 g de queijo de coalho cortado em fatias

. 4 tomates cortados em rodelas

. 1 alface americana pequena

. Sal, azeite e orégano a gosto

Modo de preparo

1. Em uma tigela grande, coloque a goma de tapioca, adicione aos poucos água até formar torrões e passe por uma peneira fina, pressionando com os dedos ou uma colher. 

2. Sem mexer, coloque de duas a duas colheres e meia da goma em uma frigideira média anti-aderente. Espalhe até formar uma panqueca.

3. Prepare o recheio: sobre a tapioca ainda na frigideira, coloque uma camada de queijo, uma de tomate e uma de alface em tiras. 

4. Tempere com sal, azeite e orégano. Dobre a tapioca e sirva.

Dica: varie o recheio usando queijo provolone fatiado, rúcula, agrião ou alface crespa.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.