Tapioca: amiga da dieta!

receita-tapioca-queijo-salada

 

Tapioca: 70 calorias (1 colher de sopa).

A tapioca pode ser servida como acompanhamento, sobremesa ou lanche.

Com sabor leve e cheia de propriedades nutritivas, a massa leve que não contém glúten ou farinha de trigo pode receber uma infinidade de recheios.

 

Não contém glúten

“A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal”, diz Andrea. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.

 

Substitui o pão branco

Para um café da manhã light, Andrea Santa Rosa recomenda substituir o pão branco por tapioca. “O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino”. 

 

Amiga da dieta

Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. “Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar”, diz a nutricionista.

 

Prática e versátil

A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão”, orienta Andrea. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.

 

Veja nossas sugestões

 

 

receita-tapioca-queijo-salada

Tapioca de queijo e salada

Ingredientes

. 1/2 kg de goma de tapioca

. Água

. 200 g de queijo de coalho cortado em fatias

. 4 tomates cortados em rodelas

. 1 alface americana pequena

. Sal, azeite e orégano a gosto

Modo de preparo

1. Em uma tigela grande, coloque a goma de tapioca, adicione aos poucos água até formar torrões e passe por uma peneira fina, pressionando com os dedos ou uma colher. 

2. Sem mexer, coloque de duas a duas colheres e meia da goma em uma frigideira média anti-aderente. Espalhe até formar uma panqueca.

3. Prepare o recheio: sobre a tapioca ainda na frigideira, coloque uma camada de queijo, uma de tomate e uma de alface em tiras. 

4. Tempere com sal, azeite e orégano. Dobre a tapioca e sirva.

Dica: varie o recheio usando queijo provolone fatiado, rúcula, agrião ou alface crespa.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.