O que fazer com a folha de bananeira?

 Para que serve a folha da bananeira?

Folhas de bananeira são usadas como embalagem

 

 As folhas da bananeira podem ser cortadas em moldes diferentes para embalar uma imensa variedade de objetos, alimentos e até presentes.

A opção pela folha de bananeira vem da flexibilidade para criar as embalagens, que são facilmente abertas devido à tessitura da própria folha.

 

 

No caso de alimentos, inclusive oleosos ou úmidos, a folha é ideal para embrulhá-los por causa de sua superfície impermeável e que parece encerada.

Frango assado na folha de bananeira

Sustentabilidade

 A preocupação com o planeta não é mais uma questão de moda, é uma necessidade. Agora, são os restaurantes que estão na mira de ambientalistas por conta da quantidade de comida desperdiçada e do modo como o lixo é dispensado. Quer ficar em paz com o planeta e dar um toque sustentável ao seu restaurante? Então a Folha da Bananeira também poderá te ajudar – e muito. Ela não apenas garante um toque de capricho ao cardápio, como por si só já se torna lixo orgânico, ao contrário de outros produtos, como o alumínio, que podem levar até 500 anos para se decompor. Além da vantagem na decomposição, a folha da bananeira possui “fabricação natural”, diferente dos produtos industrializados, que consomem milhões de litros d’água e despejam poluentes na atmosfera durante seu processo de fabricação.

 
Docinho de coco na folha de bananeira
 

 

Salgadinhos na folha de bananeira

 

Como são comercializadas as folhas de bananeiras em alguns estados do Brasil:

Pau-a-pique (broinha na folha de bananeira)

 

fontes: Folha de Bananeira, Come-se, Virginia Costa, Gourmet Virtual