5 mulheres brasileiras que mudaram a história

5 mulheres brasileiras que mudaram a história

Hoje queremos te dar um presente, vamos te apresentar, caso você ainda não conheça alguma delas, 5 mulheres brasileiras que mudaram a história, não só do Brasil, mas talvez do mundo!

1- Maria da Penha

5 mulheres brasileiras que mudaram a história

A primeiríssima dessa lista incrível, Maria da Penha Maia Fernandes é uma farmacêutica brasileira que lutou por mais de 20 anos, para que seu agressor viesse a ser condenado. Maria da Penha tem três filhas e hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.

Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil.

Essa mulher é uma verdadeira heroína na luta contra a violência contra mulher.

2- Nise da Silveira

5 mulheres brasileiras que mudaram a história

Nise foi uma renomada médica psiquiatra brasileira, filha de  um  professor de matemática e da pianista Maria Lídia da Silveira, era uma mulher bastante estudiosa e foi admitida na Faculdade de Medicina da Bahia aos 21 anos.

Dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoqueinsulinoterapia e lobotomia.

3- Marta da Silva

5 mulheres brasileiras que mudaram a história

Marta Vieira da Silva é uma futebolista. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens. Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Em 2015, ela se tornou a Maior Artilheira da História das Copas do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols, e também se tornou a Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina) com 101 gols.

Ou seja, Marta é uma mulher que mudou não só a história do futebol mundial, mas a forma como a mulher é vista no esporte.

4- Rachel de Queiroz

5 mulheres brasileiras que mudaram a história

 

Foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira.Autora de destaque na ficção social nordestina.

Foi nada mais nada menos que a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição.

5- Dandara

5 mulheres brasileiras que mudaram a história

Dandara foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Foi esposa de Zumbi dos Palmares, muito conhecido pela luta abolicionista no Brasil. Pouco se fala, porém Dandara como sua esposa foi uma das peças principais nessa luta.

Ela era uma mulher forte, negra e guerreira que fez toda diferença na história. Após ser presa, suicidou-se se jogando de uma pedreira ao abismo em 6 de fevereiro de 1694, para não retornar à condição de escrava. 

 

Veja também:

5 discos de mulheres brasileiras que você não pode viver sem ouvir

Não faça drama, faça acontecer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.