Dicas para conservar suas flores frescas por mais tempo

 

Umas das maneiras de demonstrar carinho que as mulheres mais apreciam é através do dar e receber flores. Seja em datas especiais como aniversários, Dia dos Namorados ou Dia das Mães, não importa: flores são sempre bem-vindas!

Porém este prazer vem acompanhado de uma preocupação: em pouco tempo elas murcharão. O que fazer? Veja algumas dicas para conservar suas flores frescas por mais tempo.  

 

Alguns truques de conservação são essenciais. As flores devem permanecer em local arejado e com iluminação indireta. No caso das flores frescas cortadas, por exemplo, o primeiro passo é retirá-las da embalagem. Elas devem ser usadas para decoração de interiores, isso porque não devem ser colocadas diretamente ao sol. Cuidando bem de suas flores, elas permanecerão bem conservadas por cerca de 5 até 15 dias, dependendo da espécie. Algumas flores tropicais como antúrios e helicônias, mesmo depois de cortadas podem chegar a durar mais de 15 dias.

Luminosidade

Para que as flores não morram mais rápido, não as coloque expostas diretamente a luz do sol e nem próximas ao ar condicionado. Mantenha-as em local fresco e ventilado, de preferência onde parte do dia faça sol e um pouco de sombra.

Conservante floral

Para aumentar a durabilidade e a bela aparência das suas folhas e flores, adicione conservante floral à água do vaso. Eles estão disponíveis em forma de saches ou líquido em gardens e floriculturas.

Poda do caule

Corte parte do extremo do caule, de preferência mergulhado em água para facilitar a absorção da água. Retire todas as folhas que por ventura ficarem submersas na água, impedindo assim a proliferação de bactérias.

Recipientes limpos

Use vasos ou recipientes limpos para abrigar suas flores. Ambientes sujos e contaminados colaboram para que suas plantas murchem mais rápido.

Regar sempre

A água usada para regar as plantas também tem que estar limpa. Mate a sede da sua plantinha diariamente em pequenas quantidades.

 

Arranjos de flores

Diferente das flores frescas, os arranjos não precisam ser colocados em um vaso assim que recebidos. Geralmente já possuem uma base, uma espuma floral que mantém a umidade na base do arranjo por um tempo determinado.

Neste caso, ao receber um arranjo, coloque-o em um local fresco e arejado e adicione um pouco de água fresca diariamente (cuidado para não colocar água sobre as flores principalmente de orquídeas e crisântemos). Rosas, hortênsias e folhagens verdes gostam de ser borrifadas com água, outras flores não devem ser borrifadas.

 

Fonte: Msn

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.