5 coisas que não deveríamos guardar na geladeira

5 coisas que não deveríamos guardar na geladeira

Você sabia que alguns dos alimentos que nós que achamos tão seguro guardar na geladeira, não são indicados para se fazer isso? Veja quais:

1- Batata

Em temperaturas muito baixas, como a do refrigerador, o amido dos tubérculos é transformado em açúcar, além de ficarem doces (nem um pouco saborosos), as batatas de todos os tipos se deterioram com muita velocidade. O correto armazenamento é feito em local fresco, seco e escuro, como um saco de papel pardo ou um cesto com tampa, porém ventilado.

2- Frutas de casca grossa (mesmo maduras)

Na dúvida entre a fruteira e a geladeira, observe a espessura da casca. “Quanto mais grossa for, mais resistente será a fruta e mais tempo ela levará para apodrecer se não tiver traumas”, ensina a nutricionista Vivian Zollar, da Qualy Food, assessoria em nutrição e segurança alimentar.

Sendo assim, banana, melão, melancia, laranja, abacaxi e abacate, por exemplo, podem ficar fora da geladeira mesmo quando maduros. Apesar de não ter a casca tão grossa assim, a maçã é das mais resistentes, podendo tranquilamente fazer companhia a essa turma.

3- Cebola e alho

O casal de tempero mais querido do Brasil também sofre com a transformação do amido em açúcar quando exposta ao frio intenso, e o resultado é um miolo molenga e estragado num piscar de olhos. Assim como a batata, alho e cebola devem ser guardados em local fresco, seco e escuro, mas nunca junto com as primeiras: o gás que cada um deles libera acelera o apodrecimento do outro.

4- Ervas frescas

Talos de salsa, sálvia, tomilho, orégano alecrim, manjericão e outras ervas, podem decorar e perfumar o ambiente enquanto esperam a hora de ir à panela, nada de geladeira! Depois de bem lavados e secos, elas duram até duas semanas em copos com água. “É preciso trocar a água com frequência, portanto, só se arrisque se estiver com tempo livre”, alerta Vivian.

5- Frutas ainda verdes (Não esqueça que tomate também é fruta)

Essa você já deve saber, frutas verdes ainda estão no comecinho da vida, portanto, mantê-las na geladeira é desnecessário. Há quem use o refrigerador justamente para retardar o processo de maturação, mas, nesse caso, vale lembrar que o item vai dar aquela ressecadinha básica enquanto amadurece.

Veja também:

7 aparelhos que gastam energia mesmo estando desligados

4 truques para limpar a sanduicheira com facilidade