4 coisas que você precisa pensar antes de escolher uma profissão

4 coisas que você precisa pensar antes de escolher uma profissão

Realmente escolher o que queremos fazer para o resto das nossas vidas, nunca será uma decisão fácil, ainda mais quando se tem que fazer isso aos 17 anos, idade em que na maioria das vezes prestamos vestibular, e somos induzidos a escolher a nossa profissão.

Mas e agora? O que fazer antes desse momento decisivo chegar? Hoje vamos te dar algumas dicas, de algumas coisas que, se você parar um pouco para pensar antes desse dia chegar, você pode lidar um pouco melhor com essa situação.

1- A profissão será sua e de mais ninguém

Não podíamos começar falando de outra coisa, a interferência das outras pessoas na sua vida nesse momento, precisa ter um limite. A sua missão agora é se apropriar dessa escolha, afinal ela é sua, somente sua. É claro que as pessoas que nos amam tem sua parcela de consideração, porque elas nos querem ver bem, mais quem além de você para saber o que te faz feliz de verdade?

2- Embora essa seja uma decisão importante, ela não tem a obrigação de ser eterna

Acredite se quiser, você não nasceu para fazer apenas uma coisa na vida. Essa decisão de hoje não precisa ser eterna. Ela é sim uma das decisões mais importantes da sua vida, mas tudo bem se houverem algumas alterações depois. Por isso não tenha tanto medo de apostar em algo que te faça brilhar os olhos, por mais que você não tenha tanta certeza assim, se tem pensado muito naquilo, arrisque! Você poderá repensá-la mais para frente.

3- Você sorri quando pensa nas coisas que essa profissão pode te proporcionar?

Você já se pegou pensando em como será acordar e saber que se tornou aquilo que você anda pensando? Provavelmente sim né!?! E essa sensação te faz abrir um sorrisão? Você consegue imaginar as relações e experiências que essa profissão pode te dar? Os lugares que você vai conhecer, as pessoas com quem você vai trabalhar? Se ainda não  pensou em tudo isso, esse é o momento, aflore sua imaginação, faça o seu próprio filme! Coloque tudo isso na balança.

4- Você conhece todas as áreas de atuação da profissão que você tem considerado?

Uma carreira tem muitas áreas para se explorar, você já deve saber disso, mas já parou para pesquisar nos campos de atuação mais inusitados dessa profissão que você tem analisado? As diversas áreas que você terá para escolher, e também cursar durante o período faculdade…

Bom, talvez esse texto não tenha resolvido sua vida, mas pensar nessas questões vai ajudar a eliminar e selecionar melhor as suas opções, tente superar alguns medos, mas se não conseguir, vai com medo mesmo! Esse é um dos melhores momentos da sua vida.

Veja também:

5 boas estratégias para potencializar sua vida profissional em 2018

Não faça drama, faça acontecer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here