Você sabe se proteger da dor de cabeça?

 

Adotar alguns hábitos pode diminuir a frequência das crises

 

 

 

Existe uma diferença entre cefaleia e dor de cabeça?

Nota: Segundo a Sociedade Internacional de Cefaleia, o termo cefaleia engloba todas as dores de cabeça existentes. Problemas como enxaqueca, migrânea, dor cervicogênica são outros tipos de complicações que fazem parte das cefaleias ou dores de cabeça.

 

 Os alimentos que causam dor de cabeça são: Processados, certos tipos de queijo, café e chocolate.

Nota: Na maioria das vezes, alimentos desses grupos possuem um aminoácido chamado tiramina, que desencadeia crises de cefaleia em pessoas que estão propensas a esse problema. "Mesmo assim, os alimentos não são os provocadores mais comuns. Ao contrário disso, o jejum prolongado é frequentemente deflagrador de crises", diz a neurologista Thaís Rodrigues Villa, membro da SBC. Alimentos com cafeína, como o café e o chocolate, também alteram as funções de determinadas enzimas que causam dor de cabeça

 

Para acabar com uma crise de dor de cabeça, você deve: Procurar um lugar em silencioso e escuro

Nota: Mesmo que os analgésicos resolvam o problema, os médicos não aconselham e sempre apelar para ele. Segundo a SBC o grande número de casos de cefaleias criou na população o costume de consumir analgésicos sem prescrição médica. Desse modo, ao invés de eliminar a dor, contribuem para o agravamento da dor em longo prazo. Uma boa opção é procurar um lugar onde nossa visão e audição não sejam tão estimuladas, já que boa parte dos casos de dor de cabeça são causados por sensibilidade à luz e barulho

 

As crianças também sofrem com cefaleia?

Sim, dor de cabeça pode acontecer em todas as idades

Nota: As crises de cefaleia não têm idade para começar ou terminar. Crianças podem sofrer com o problema, que muitas vezes é negligenciado pelos pais. Para piorar, as crises de dor de cabeça em uma criança podem durar até 72 horas, enquanto nos adultos uma crise de enxaqueca dura em média quatro horas.

A dor de cabeça pode ser causada por?

 Picos de alta pressão sanguínea e sensibilidade nos neurônios.

Nota: Os neurônios de quem tem enxaqueca são mais sensíveis a luz e calor, o que pode provocar inflamações nos vasos sanguíneos. Picos de pressão, também podem provocar uma dilatação nas artérias, desencadeando uma crise de cefaleia. Já o fígado e o estômago não têm envolvimento na crise de enxaqueca. "Como os sintomas de náusea, sensação de estômago pesado e, muitas vezes, vômitos fazem parte da crise de enxaqueca, acredita-se que esses são causados por doenças nesses órgãos", diz Thaís Villa.

Problemas de visão podem causar dor de cabeça?

Forçar a visão durante um período muito longo pode causar dor de cabeça

Nota: Segundo um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte, pessoas que tem problemas de visão, tem aproximadamente 1,5 mais vezes de sofrer com dor de cabeça do que aquelas que estão livres desta condição. Isso acontece porque pessoas com miopia, hipermetropia e astigmatismo forçam a visão durante períodos muito longos, o que causa dor de cabeça no final do dia.

 

Tomar sorvete pode causar dor de cabeça?

Sim

Nota: Muitas pessoas que já tem algum tipo de dor de cabeça crônica sofrem dores ao ingerir sorvetes ou qualquer outra substância gelada. É uma dor de pouca duração mais de grande intensidade. De acordo com o neurologista Abouch Krymchantowski, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, acredita-se que isso ocorre por que há uma súbita e intensa contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça, quando a substância gelada toca o palato mole, que constitui o "céu da boca".

 

Quantos copos de água você bebe por dia?

 Dois litros por dia, em média.

Nota: Não devemos esperar a garganta secar para ingerirmos líquidos. Devemos tomar em média dois litros de água diariamente para manter o corpo hidratado. Quando o corpo está desidratado a densidade do sangue muda, o que pode dificulta a circulação sanguínea e pode desencadear crises de dor de cabeça.

 

Quando você sai de casa em um dia deve usar:

Usa chapéu, boné e óculos escuros para se proteger do sol.

Nota: Proteger os olhos da claridade ajuda a combater as dores de cabeça, mas isso nem sempre é o suficiente. Usar um chapéu ou boné para proteger a cabeça do calor também é importante. Quando os vasos sanguíneos da região ficam muito dilatados por causa do calor, o risco de crises de cefaleia aumenta.

Como você lida com o estresse?

 Mesmo diante de situações complicadas, procura manter o estresse bem longe

Nota: Fique atento (a). O estresse está ligado a um tipo de dor de cabeça chamado cefaleia tensional episódica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, ela é caracterizada pela dor localizada na têmpora e nuca, tendo duração curta, porém intensa.

Você tem o hábito de fumar?

Nota: Há pesquisas que evidenciam que a nicotina tem efeitos analgésicos. Os estudos também mostram que os fumantes com dor crônica têm menos analgesia – sentem mais dor – que os não fumantes devido a mesma função entre a nicotina e analgésicos. Quanto maior for a dependência da nicotina maior será a intensidade da dor de cabeça.

 

Quem sofre mais com a dor de cabeça? 

 As mulheres

Nota: Crises agudas de enxaqueca são três vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens, segundo a Sociedade Americana de Dor de Cabeça. Isso acontece devido à queda na produção de estrógeno que acontece durante o período menstrual. As mudanças nos níveis hormonais decorrentes do ciclo menstrual têm grande influência na maneira como o cérebro lida com a dor. Isso significa que, quando o nível de estrogênio cai, a tendência é que uma dor que passaria despercebida se transforme em algo muito sofrido.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here