Sinais no seu corpo semanas antes de um infarto

Sinais no seu corpo semanas antes de um infarto

A principal função do coração é: bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades de oxigênio e nutrientes do corpo. As alteração do fluxo de sangue que alimentam o músculo cardíaco afetam o bom desempenho do coração, podendo levar a um infarto, também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, esse problema pode ser fatal.

O infarto

Ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (artérias coronárias) são obstruídas por completo, interrompendo a passagem de sangue a uma região do miocárdio (músculo cardíaco). Isso acontece por decorrência de um coágulo de sangue, formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria.

Cerca de 30% das mortes no Brasil acontecem por causa de doenças cardiovasculares, a maior causa de óbitos no mundo todo, sendo o infarto o grande vilão. Algumas pessoas estão mais propensas para uma ataque cardíaco. Os principais fatores de risco para um infarto são: hipertensão, colesterol elevado, obesidade, estresse, alcoolismo, tabagismo, diabetes, sedentarismo, e histórico familiar de infarto.

Sinais

Com cuidado e atenção, é possível notar alguns sinais (ainda que muito sutis) de um infarto semanas antes de acontecer. Vamos então para alguns deles que, se combinados, podem ser indicativos precoces de infarto:

Náusea, azia, indigestão ou dor abdominal

Por serem sintomas muito comuns em diversas doenças, muitas vezes o problema é confundido como um simples desconforto digestivo. O médico deve estar muito atento e, se possível, ser especialista para conseguir fazer o diagnóstico correto.

Suor frio

Apesar de ser um sintoma simples, eles representam algo progressivo. O suor frio, pode ser decorrente das dores no peito.

Tontura

Semanas antes de um infarto, é possível vivenciar tonturas, somente algumas pessoas relatam este sintoma.

Fraqueza

A fraqueza pode muitas vezes passar despercebida, mas é preciso atenção, pois pode ser um indicativo de algo mais grave.

Esses são alguns sintomas que podem ter relação ou não com o infarto. Também podem ser indicativo de outras doenças, fique atento e sempre busque um médico caso apresente algum deles, não se esqueça de realizar check-ups anuais, eles ajudam a afastar o risco de infarto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here