Conheça o que vai fazer você não odiar mais a sua menstruação

Conheça o que vai fazer você não odiar mais a sua menstruação

Hoje viemos com um segredo, tá, talvez pra você já não seja mais, já que o número de mulheres adeptas a esse costume tem aumentado no Brasil, nós estamos falando do: Coletor Menstrual! O verdadeiro herói da menstruação!

O que é um coletor menstrual?

Conheça o que vai fazer você não odiar mais a sua menstruação

O Coletor menstrual é um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Ao contrário dos absorventes externos ou internos (tampões), coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo. Segundo informações do The Museum of Menstruation and Women’s Health, o coletor menstrual é produzido industrialmente desde a década de 1930.

Nos últimos anos, os coletores vêm sendo fabricados em materiais alternativos como o silicone médico, por conta da possibilidade de alergia gerada pelo uso do látex. Muitas fábricas entraram na produção dos coletores, o que permite maior possibilidade de escolha entre modelos, formatos, cores, trazendo assim uma maior adequação entre nós mulheres.

Porque ele vai salvar minha vida?

Vamos lá, como você leu acima o coletor menstrual é um dispositivo que coleta o fluxo menstrual internamente, ou seja todo aquele desconforto, mal cheiro e incômodo do absorvente, não existirão mais! O coletor menstrual te dá a liberdade para usar qualquer roupa, ir à praia, e melhor ainda: não precisar comprar mais absorventes!

Conheça o que vai fazer você não odiar mais a sua menstruação

Saibas as principais razões para começar usar um coletor menstrual:

  • É saudável. Como o coletor é de uso interno, permite que sua vulva“respire” e evitando umidade durante a menstruação. Mas, diferente dos absorventes estilo O.B, o coletor não oferece risco de infecções, já que não deixa resíduos de nenhum material no canal vaginal e é feito de silicone hipoalergênico.
  • É ecológico. Por ser reutilizável, o coletor não produz lixo, como os absorventes. Você usa, lava e reusa. Ao final da menstruação, você esteriliza e guarda até o próximo fluxo.
  • É econômico. Um coletor custa em torno de R$80, mas pode ser usado por anos se você tiver os cuidados necessários. Algumas marcas indicam 8/10 anos!
  • É fácil de carregar. Ele é pequeno e não faz volume na mochila. Cabe em qualquer bolsinha e pode ser levado para um passeio, quando perto da data da menstruação. Além de poder carregar na bolsa no dia a dia!
  •  É confortável. Dá para pegar praia, fazer trilhas, andar de bike ou ir a um show durante a menstruação. Nada do incômodo do absorvente externo e sem a preocupação de trocar em poucas horas do absorvente interno. Além de não causar o mal cheiro que o absorvente externo causa.
  • É seguro. Além de ser seguro no sentido sanitário, o coletor menstrual pode ser usado por até 12 horas seguidas, dependendo do seu fluxo. Aquele voo longo, aquela trilha ou a noite de sono agradecem! Ele não vaza (a não ser que não coloque direito e isso acontece com absorventes comuns também).

Como colocar o coletor menstrual

Conheça o que vai fazer você não odiar mais a sua menstruação

Assim como o absorvente interno, o coletor menstrual é apenas indicado durante a menstruação. Para colocar basta:

  1. Sente no vaso com as pernas bem abertas
  2. Dobre o coletor como demonstrado na embalagem
  3. Introduza o coletor dobrado na vagina em direção ao anus, mas não precisa ser no fundo da vagina, porque a sua pontinha pode ficar para fora
  4. Para verificar se o coletor abriu corretamente e está fazendo vácuo, pode-se segurar na ponta ou haste do coletor menstrual e rodar devagar.
  5. Se a haste da base te incomodar, poderá cortar um pedaço, sem problemas.

Vamos finalizar essa matéria deixando um vídeo bem legal da youtuber JoutJout tirando algumas dúvidas sobre o coletor menstrual:

Veja também:

5 coisas que você não deveria fazer antes do sexo

As principais dores ligadas ao seu estado emocional