6 maneiras efetivas de combater a insônia

6 maneiras efetivas de combater a insônia

Um distúrbio do sono caracterizado por dificuldades em adormecer ou manter-se adormecido durante o tempo desejado. A pessoa geralmente apresenta sonolência, falta de energia, irritabilidade e depressão no dia seguinte. Só quem teve ou ainda têm sabe o quanto é difícil combater a insônia, existem muitos métodos comentados por aí, mas hoje queríamos te falar 6 deles, que realmente geram algum resultado, vamos lá!

Por que eu tenho insônia?

Podendo ocorrer de forma independente ou ser uma consequência de outro problema. As insônias na maioria das vezes, são causadas por: estresse psicológico, dor crônica, insuficiência cardíaca, hipertiroidismo, azia, síndrome das pernas inquietas, menopausa, alguns medicamentos e substâncias viciantes como a cafeína, nicotina e álcool.

Como combater a insônia?

1- 5-HTP

Um medicamento natural (5-Hydroxytryptophan), que faz com que o corpo produza mais serotonina, o que leva à regulação dos ciclos de sono. Utilizar esse medicamento, além de ajudar a dormir, pode criar ao longo do tempo um ciclo de sono melhor.

2- Sons Binaurais

É uma técnica de gravação e reprodução sonora bastante interessante, pois, com apenas dois microfones, é possível criar o efeito de som ambiente. Os sons binaurais são um fenômeno do cérebro que mescla um nível diferente de frequência de som em cada ouvido, criando uma frequência cerebral ótima para encontrar o sono. Para percebê-lo claramente, é necessário ouvi-lo através de fones de ouvido, você pode buscar listas de reprodução binaural no YouTube, por exemplo.

3- Gamma-Aminobutírico

Muitas vezes pessoas com insônia têm níveis reduzidos de GABA, ou ácido gamma-aminobutírico, um neurotransmissor que reduz, por exemplo, sentimentos de estresse e medo. Ao consumir GABA como um suplemento, pode haver um efeito calmante sobre o corpo e a mente. (Consulte o seu médico)

4- Magnésio

Sem dúvida o magnésio é um ótimo suplemento para ser consumido diariamente, pois ajuda com dores de cabeça e tem um efeito calmante. Sendo ingerido um pouco antes do seu horário de sono, ele pode ajudar a relaxar seus músculos, te deixar mais tranquilo e a dormir com mais facilidade.

5- Terapia comportamental cognitiva

Sem dúvida todos precisamos de acompanhamento psicológico, assim como vamos ao dentista, checar se anda tudo bem com a nossa mente também é importante, além de contribuir com o seu estado emocional, e relacionamento com o sono, essa terapia ajuda a criar um sistema no qual é possível treinar o corpo para dormir quando quiser.

6- Chá de Valeriana

Uma opção natural e simples que não custa nada tentar, um chá comum para a insônia pois tem um ótimo resultado. Tomando um copo do chá de valeriana, feita com a raiz seca da planta, já na cama, fará com que você se sinta muito sonolento. Também ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse. (Deve ser evitado durante o dia)

Esses foram apenas alguns métodos que ajudam a combater a insônia, caso ela persista, busque a ajuda de um médico.

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