Os principais benefícios da aromaterapia

Os principais benefícios da aromaterapia

Você conhece a aromaterapia e tudo que ela pode fazer por você? Se a resposta foi não, veja como a Aromaterapia pode trazer benefícios para sua vida!

O que é aromoterapia?

Aromaterapia é uma terapia alternativa ainda pouco falada mas que apresenta inúmeros benefícios para a saúde. A Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC) contempla que a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais.

Os óleos essenciais têm diversas atividades medicinais e isso permitiu que a aromaterapia se desenvolvesse como um sistema terapêutico.
Os óleos essenciais são substâncias químicas, concentradas e muito complexas, produzidas pelas plantas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. São considerados como a “alma” da planta e são obtidos de flores, folhas, frutos e raízes mediante diversas formas de extração.

Efeitos e benefícios da aromoterapia

Os efeitos benéficos e psicológicos da aromaterapia existe da psicoaromaterapia, que estuda os efeitos dos aromas dos óleos essenciais na mente humana. Os óleos essenciais possuem substâncias odoríferas que são inaladas e estimulam nossas células nervosas olfativas. Esse estímulo é capaz de desencadear reações como a ativação do sistema límbico.

Nosso corpo atribui informação afetiva aos estímulos, relacionando-os com
memórias pré-existentes, o que leva a uma resposta emocional.
Com o auxílio de um aromaterapeuta, os óleos essenciais podem afetar nosso humor de uma forma positiva e balanceada.
O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos.

O indicado é utilizar apenas 3 gotas de óleo essencial quando for utlizá-lo!

Veja também:

6 maneiras efetivas de combater a insônia

6 alimentos que ajudam a aumentar a libido