A dor é um alarme do corpo avisando que algo não vai bem, como um carro, onde as luzes do painel mostram quando a gasolina chegou na reserva, o óleo baixo, quando o motor está superaquecido, e etc. Esse recurso mostra a tempo o que deve ser corrigido antes de nos colocarmos em risco. A dor é o nosso ‘sinal luminoso’ para prestarmos atenção. Quando a causa de uma dor é investigada, o especialista avalia vários sistemas que podem influenciar no seu surgimento. Por meio de exames, as possibilidades vão sendo descartadas até que se chegue ao diagnóstico. As doenças podem ter diversas origens: hereditariedade, vírus, bactérias, processos inflamatórios, acidentes, alergias, poluição, má alimentação, mau uso de medicações e também estados emocionais nocivos, e é sobre isso que vamos falar falar hoje, quais são as principais dores causadas ou ligadas ao seu estado emocional.
Como isso acontece?
O doutor Carlos Górios, ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, afirma que: na presença do estresse, os músculos ficam tensos, causando dores específicas. A tensão, por sua vez, aumenta o cortisol no sangue, alterando o ritmo cardíaco. “Tudo isso altera o organismo de uma forma geral, inclusive a musculatura, ficando tensionada e refletindo-se em dor. Além disso, a pessoa com alteração emocional e deprimida tende a manter uma postura errada e acaba não realizando exercícios, ocasionando assim dores musculares”,
Quais são as dores?
Dor nas articulações
Grande tensão emocional, sentimento de impotência, medo e tristeza. Rigidez de pensamentos, inflexibilidade, entre outros.
Dor de cabeça
Pessoas que pensam demais e realizam pouco. Tensão emocional e muitas preocupações. Amargura com alguma recordação de eventos passados, entre outros.
Dor no pescoço/nuca
Forte tensão emocional, conflitos entre a razão e os sentimentos, entre outros.
Dor nos ombros
Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, timidez, medo, insegurança, entre outros
Dor nas costas
Medo, desamparo, insegurança, sobrecarga de tarefas, tensão emocional, entre outros.
Dor na lombar
Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros.
Dor nas mãos
Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros.
Dor nos joelhos
Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros.
Dor muscular
Energia acumulada, tristeza, tensão, medo, raiva, conflitos existenciais, entre outros.
Dor de estômago
Tensão, irritabilidade, conflitos insolúveis, mágoa, raiva, nervoso, entre outros.
Dor nos quadris
Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros.