Andar de Bicicleta: Seus Benefícios

 

Viver é como andar de bicicleta, se paramos, caímos. Há quem corre sem saber para onde, outros que apreciam a vida no seu caminho.

 

 

 

Andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma". Este é o resultado final de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto.

Os benefícios deste desporto não deixam margem para dúvidas. "As pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico", refere o documento.
 
"Muitas pessoas com problemas como dores de costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, podiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes", acrescenta ainda a investigação.

Prepare-se para pedalar

Antes de qualquer exercício físico, convém lembrar-se que não se pode começar de repente. Para
pedalar, existem várias recomendações. É necessário fazer alongamentos prévios, trabalhando sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos, como se estivesse a espreguiçar-se.
 
A cada dia que passa deve aumentar a duração dos alongamentos, tanto para a bicicleta estática como para a bicicleta normal. Se preferir pedalar ao ar livre, não se esqueça que o creme protetor (para proteger do sol e do vento), o capacete e o colete refletor são imprescindíveis.

Mente mais sã: As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.

Diretamente ao coração: Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%.

Melhora as suas costas: O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e comprimam constantemente.

Um regalo para os joelhos: Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Para além disso, as coxas e os glúteos endurecem.

Afasta as infecções: O exercício físico estimula o sistema imunitário e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Poupa tempo e dinheiro: Já pensou em utilizar a bicicleta para as suas deslocações urbanas (à semelhança do que já acontece em muitas cidades européias). Para além de ser um exercício saudável, permite uma poupança significativa, já que é o meio de transporte mais econômico, sobretudo em comparação com o automóvel.
 

Entre as suas vantagens, destacam-se:

– O custo de uma boa bicicleta é 30 vezes inferior ao de um carro médio.

– A bicicleta minimiza a parte do orçamento familiar dedicado ao carro.

– A utilização deste meio de transporte permite fugir aos engarrafamentos e reduz o tempo das deslocações.

– Promove um bom estado de saúde e, por conseguinte, diminui a necessidade de recorrer a medicamentos. 

Plano para andar de bicicleta

 

– O ideal seria arranjar, no mínimo, três horas por semana para andar de bicicleta. Os benefícios deste desporto começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos a pedalar.

Os resultados que consegue, se pedalar durante:

 


10 minutos – Melhoria articular

20 minutos – Reforço do sistema imunitário

30 minutos – Melhorias a nível cardiovascular

40 minutos – Aumento da capacidade respiratória

50 minutos – Aceleração do metabolismo

60 minutos – Controlo de peso e ação anti-stress

 

Quanto mais tempo dedicar à bicicleta, mais vantagens acumula!

 

 

MAIS DICAS ANTES DE PEDALAR:

 

 

Apareça
Fique bem visível para os motoristas. Luzes e reflexivos na bicicleta, no capacete e na roupa são itens de extrema importância. Evite usar roupas escuras à noite.

Pesquise e escolha certo
O mercado oferece uma grande variedade de modelos de bikes. Por isso, antes de comprar a sua, escolha uma que atenda às suas necessidades e perfil.

Manutenção
Esteja com a bike em dia. Mantenha freio, pneus e corrente em boas condições, assim você não corre riscos de ficar “na mão”. Com o tempo, aprenda a se virar sozinho com alguns consertos – isso facilita a sua vida e dá mais independência.

Rota alternativa
Descubra, analise e trace caminhos que fogem de grandes avenidas e ruas muito movimentadas. De carro é difícil perceber, mas os bairros oferecem uma porção de ruazinhas mais calmas, que são rotas perfeitas para os ciclistas – você vai em segurança e chega no mesmo destino. Nada que uma boa pesquisa com mapas não ajude a resolver.

Tempo ao tempo
Não tem preparo físico? Tudo bem, isso vem com o tempo. Comece pedalando em parques com regularidade, aos fins de semana, depois comece com rotas um pouco maiores. Com o tempo, naturalmente, seu corpo se acostumar e você vai conseguir pedalar distâncias maiores sem correr o risco de “pifar” no meio do caminho.

PosicionamentoEvite ficar muito encostado na guia da calçada, marque o seu espaço nas vias. Por lei, os carros

 devem manter a distância de 1,5 metros das bicicletas. Por isso, não se “esconda”, mas use sempre o bom senso. Não force uma situação contra um carro ou ônibus.

Aparatos
Não deixe de usar capacete. Além de proteger, ele garante mais visibilidade. Luvas são boas pedidas para proteger as mãos, no caso de uma queda e evita que elas fiquem ardendo no contato com o guidom. No frio ou chuva, as fechadas são importante para que seus dedos não enrijeçam (e isso pode atrapalhar na hora de frear, por exemplo).

SinaisO seu corpo é que vai mostrar suas intenções. Não tenha medo de balançar o braço para sinalizar se você pretende virar uma rua ou não. É sua obrigação mostrar para o motorista o que você quer fazer. E pense como todos os motoristas deveriam pensar: de forma defensiva.

Sentido correto
Ande sempre na mesma mão dos carros, nunca na contrária. Motoristas conseguem ver com mais atenção o que está no mesmo sentido.

Esteja atento
Atenção a todos os movimentos do trânsito é básico. Então, colocar fone de ouvido e “esquecer” dos outros barulhos não é recomendado.

DialogueEsteja preparado para ouvir reclamações e exclamações mal educadas de motoristas. Infelizmente, nem todos respeitam a bicicleta como veículo que tem o direito de transitar na cidade. Aja com prudência, claro, e, quando possível, estabeleça diálogos com quem está compartilhando a pista.

 

fontes: melkleao;      MT BROTHERS http://mtbrothers.com.br.

 

 

 

 

 

 

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.