6 maneiras do seu corpo lhe avisar que a sua tireoide não anda bem

6 maneiras do seu corpo lhe avisar que a sua tireoide não anda bem

O nosso corpo é capaz de dar muitos sinais para dizer que algo não vai bem, mas cabe a nós sabermos identificá-los. Hoje vamos te ajudar a saber quando a sua tireoide não anda bem. Vem com a gente.

Glândula tireoide

Tem um formato parecido ao de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Regula a função de importantes órgãos como o coração, o fígado, o cérebro e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

Se a tireoide não funciona de maneira correta, ela pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou ao contrário, produzindo em excesso, causando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.

1- Alterações no seu peso

É certo que mudanças de comportamento ou algumas situações, fazem com que alteremos o nosso peso, causando o seu aumento ou diminuição, porém se a situação não for essa, a alteração constante de peso é motivo de grande preocupação, já que este é um sintoma claro de hipotiroidismo. Podendo ocorrer também a falta de apetite.

2- Pressão na barriga e alterações de humor

Quando há algo de errado na tireoide, é normal que você se sinta mais agitado e angustiado, sentindo uma forte pressão sobre a área da barriga. Além disso, também é muito comum sentir grandes mudanças em suas emoções, como irritabilidade, depressão, tristeza ou raiva constante, tudo isso ocorre pois a produção de hormônios pode estar em excesso. Isso se deve a uma alteração dos níveis de serotonina no cérebro.

3- Dificuldade de concentração

Novamente, ignorando o fato de um diagnóstico pré estabelecido, se você notar que está com dificuldade para se concentrar, que a memória falha facilmente, procure um médico para saber se o problema está relacionado com a sua tireoide, pois alterações hormonais na tireoide podem afetar significativamente a concentração das pessoas. Em muitos casos, os pacientes com hipotireoidismo que recebem um tratamento adequado obtêm grandes e favoráveis alterações nas funções cognitivas, independentemente da idade.

4- Desconforto na garganta

Como dissemos acima, a tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço e garganta. Por isso, se você sentir algum desconforto nesta área, que pode ser dor no pescoço ou na garganta, inflamação, ou uma mudança perceptível em sua voz, é recomendável que você vá ao seu médico o mais rápido possível, para que ele possa imediatamente investigar.

5- Pressão arterial elevada

Hipotireoidismo pode desencadear pressão alta e o hipotireoidismo pode levar a hipertensão arterial sistêmica devido a falta ou a deficiência dos hormônios tireoidianos. Elevada a pressão arterial, você também pode sentir algumas palpitações no pescoço, e os níveis do colesterol ruim também costumam aumentar.

6- Perda de cabelo e pele seca

Outros sinais que o seu corpo pode dar se você está com problemas na tireoide: perda de cabelo e pele ressecada. Embora a perda de cabelo seja normal em algumas situações específicas, causada pela má alimentação ou outros fatores, se você notar que esta condição se estende e é permanente, pode ser devido a algum distúrbio de tireoide. Da mesma forma, se você perceber uma mudança na textura da sua pele, sentindo-a mais seca, com um comichão ou vermelhidão perceptível na área, é muito provável que isso seja devido a problemas hormonais causadas pela tireoide.

Se você detectar qualquer um destes sinais, não exite! Consulte um médico.

Veja também:

Perguntas que eu não posso deixar de fazer a minha ginecologista

4 coisas que você não deveria fazer depois de comer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.