4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

Verãozão aí e o que mais queremos além de praia e piscina nesses dias? Por nós, passaríamos o dia todo curtindo, mas é aí que entra o nosso amigo e vilão: sol! Escutamos muito sobre os cuidados que temos que ter com a pele no dia dia e quando estamos expostos ao sol diretamente, utilizar filtro solar que bloqueie os raios UVA e UVB e com fator de proteção solar (FPS) no mínimo 15, aplicar o produto no corpo inteiro 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar a cada duas horas, dentre outros. Mas mesmo sabendo de tudo isso, as vezes por um descuido acabamos tendo queimaduras de sol!

Queimaduras de sol

A queimadura solar é qualquer tipo de queimadura na pele resultante da exposição excessiva à luz solar ou a lâmpadas solares. Dentre os seus sintomas estão: pele vermelha, dolorida, com coceira e quente. A pele também pode formar bolhas.

Quando isso acontece o ardor e o mal estar é grande, a vontade é entrar dentro de uma piscina e não sair mais! Mas calma, hoje vamos te ensinar alguns remédios caseiros que vão ajudar a aliviar e tratar as queimaduras de sol.

Remédios caseiros

1- Chá de camomila

4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

Bastante conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de camomila também pode ser usado para aliviar a vermelhidão e a ardência causadas pelas queimaduras de sol. Quando aplicado gelado, é ainda mais aliviante.

Ingredientes:

  • ½ xícara de água
  • 4 cubos de gelo
  • 1 colher de sopa de flores de camomila (ou um sachê de caixinha)

Modo de preparo e aplicação

Coloque a água fervente sobre a camomila e deixe em infusão por 20 a 30 minutos com o recipiente tampado. Depois desse intervalo, coe a mistura e adicione os cubos de gelo. Quando o chá estiver bem frio, aplique-o sobre as queimaduras e deixe-o secar na pele sem enxaguar. Repita o procedimento três vezes ao dia.

2- Leite e amido de milho

4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol 4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

Esse provavelmente você já deve ter escutado falar, o leite e o amido de milho são ingredientes que refrescam a pele, amenizando a dor e a ardência da queimadura solar. Além disso, eles contêm substâncias que ajudam a acalmar a irritação e estimulam a cicatrização do tecido lesionado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • ½ xícara de leite frio

Modo de preparo e aplicação

Coloque aos poucos o leite sobre o amido de milho e misture bem até dissolver completamente o pó, formando uma pasta consistente. Aplique a mistura sobre as partes queimadas e deixe agir por 20 a 30 minutos. Enxágue com água fria e repita o procedimento diariamente.

3- Leite de coco com mel

4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol 4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

O leite de coco exerce um efeito hidratante, alivia a sensação de ardência e remove as células mortas da área afetada, já o mel tem propriedades antimicrobianas que ajudam o organismo a evitar que as lesões sejam infectadas por bactérias causadoras de doenças.

Ingredientes

  • ½ xícara de leite de coco
  • 5 colheres de sopa de mel orgânico

Modo de preparo e aplicação

Em um recipiente coloque os dois ingredientes e misture-os até dissolver o mel completamente. Lave-se com água corrente fria e aplique a mistura sobre a pele. Em seguida, faça uma massagem gentil com o produto e deixe agir por 40 minutos. Enxágue com água fria e repita todos os dias até sentir uma melhora.

4- Iogurte natural e aveia

4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

Para remover as células mortas sem machucar ainda mais a pele, iogurte natural e flocos de aveia é suave e eficiente. Essa mistura também estimula a regeneração do tecido por conter agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flocos de aveia
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural

Modo de preparo e aplicação

Em um recipiente, misture os ingredientes até obter uma pasta cremosa e aplique na área queimada com movimentos suaves. Aguarde 40 minutos e enxágue com água fria. Reaplique a mistura todos os dias até que a vermelhidão e a dor desapareçam.

E não se esqueça, o protetor solar tem que ser sempre o nosso melhor amigo!

4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

Veja também: 

Biquínis para o verão 2018- Descubra as principais tendências em moda praia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.