Umectação capilar, saiba quais elementos de casa você pode usar no cabelo

Umectação capilar, saiba quais elementos de casa você pode usar no cabelo

Você sabia que pode usar alguns elementos da sua própria cozinha para hidratar e umectar os seus fios? Veja algumas maneiras de fazer umectação capilar!

O que é Umectação capilar?

Feito à base de óleos vegetais, é um tratamento que além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas. Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. O procedimento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, até nos mais oleosos.

Qual óleo utilizar?

Azeite de oliva extra-virgem

O azeite de oliva é conhecido por ter várias vitaminas como A, D, E e K, e é um poderoso antioxidante. (De preferência utilize o extra-virgem). Bem emoliente, tem o poder de chegar até a área mais interna do fio do cabelo, por isso é um óleo bem poderoso e consegue deixar o cabelo nutrido e cheio de vida.

Óleo de Amêndoas Doce:

Rico em vitaminas A e B, o óleo de amêndoa tem um alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar.

Óleo de Abacate

O óleo de abacate é indicado para fios quebradiços e ressecados, e é rico em vitaminas A, B, D e E. Possui também algumas proteínas e aminoácidos que ajudam na reestruturação da fibra capilar e fortalece o cabelo contra quebra.

Óleo de Argan

Com sua consistência super fininha consegue penetrar no cabelo facilmente e traz resultados rápidos e duradouros. Esse óleo é rico em ácidos graxos, que repõe a proteína capilar e deixa o fio mais brilhante e macio.

Óleo de coco

Não poderia faltar em nossa listinha, o queridinho: óleo de côco. Assim como o óleo de argan, o óleo de coco é rico em ácidos graxos e vitaminas E e K, que ajudam a restaurar e hidratar o fio do cabelo profundamente. Além disso, o óleo de coco estimula o crescimento do cabelo e também ajuda a diminuir o volume dos fios.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Ele é outro queridinho entre as cacheadas, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo.

Como fazer a umectação capilar?

Você pode optar fazer o método de umectação diurno ou noturno, veja e escolha o mais acessível para você:

Durante o dia: Você não precisa estar com o cabelo limpo. Outra parte importante, é estar com os fios 100% secos ou a água vai impedir a absorção do azeite. Acompanhe o passo a passo de como umectar suas madeixas durante o dia.

1° passo: separe seu cabelo em mechas para que você consiga dar a devida atenção em todas as partes durante o processo.

2° passo: pegue um pouco de azeite nas mão e vá enluvando cada parte com bastante calma. Se possível desembarace o cabelo com os dedos enquanto espalha o azeite.

3° passo: depois prenda os fios em um coque e coloque uma touca de banho para não sujar suas roupas caso o óleo escorra.

5° passo: quando tiver se passado duas horas, lave os cabelos com shampoo até que não sobrem resíduos de azeite.

A umectação noturna: é um método ainda mais poderoso de nutrir os fios e você faz isso dormindo. Não tem como ficar melhor! Veja o passo a passo:

1° passo: assim como a umectação diurna, você vai separar dividir as mechas para receber o produto. Também é feita com o cabelo sujo e bem seco.

2° passo: aplique o azeite enluvando as mechas e desembaraçando com os dedos.

3° passo: prenda os fios em um coque e coloque uma touca de banho para não sujar seu travesseiro.

4° passo: vá dormir e retire a umectação pela manhã, lavando o cabelo como de costume.

Veja também:

Cores de cabelo tendência em 2018

Receita de máscara caseira para pele seca

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.