Como fazer tônico facial caseiro

Como fazer tônico facial caseiro


Um estilo de vida onde produzir seus próprios produtos é qualidade certa! Além de diferente é ecologicamente correto, hoje vamos te ensinar a produzir o seu próprio tônico facial caseiro.

Feito a base de vinagre de maçã, chá verde e óleo essencial de tea tree, Ele é indicado para peles oleosas e acneicas por ser cicatrizante, anti séptico e fungicida.

Serve para equilibrar o pH da pele (que é ácido, assim como o vinagre) e tônificar. Os efeitos cicratizantes e fungicidas são um plus, (se você substituir a água pelo chá verde ainda tem uma ação antioxidante extra nele).

Como fazer?

Como fazer tônico facial caseiro

Ingredientes para 200ml de tônico

  • 50ml de vinagre de maçã orgânico, cru, não filtrado e não pasteurizado
  • 10 gotas Óleo essencial de tea tree (melaleuca)
  • 2 colheres de sopa de folhas de chá verde para 100ml chá
  • 75ml de água filtrada

Modo de preparo

Ao utilizar o vinagre de maçã, não devemos aplicá-lo diretamente na pele. Antes, devemos diluir na água filtrada, em 3 partes de água para 1 de vinagre. Para esse tônico, a proporção foi 150ml de água para 50ml de vinagre. Parta esses 150ml de líquido em metade água filtrada e metade chá verde concentrado, ou seja: 75ml de água filtrada e 75ml de chá verde concentrado. Basta juntar todos esses ingredientes e guardar em uma embalagem.

* Para fazer o chá basta ferver 100ml de água, e assim que começar a levantar fervura, desligar a panela e acrescentar as 2 colheres de sopa de folhas de chá verde. Abafar por 15 minutos e coar.

Benefícios

Esse é um tônico adstringente, antifúngico, antiséptico, antiinflamatório, antioxidante, possui substâncias anti-radicais livres, previne o envelhecimento precoce, equilibra o ph da sua pele, reduz a oleosidade do seu rosto e é revigorante.

Vinagre de maçã – Reduz a gordura e oleosidade da pele e seu ph ácido ajuda a equilibrar o ph da pele, o tornando menos propenso a infecções. Ele é rico em vitaminas A, B1, B2, B6, C e E, além de minerais como o potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e cobre, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Óleo essencial de tea tree –É um dos super óleos essenciais e é um poderoso remédio natural para diversas coisas, promovendo aumento de imunidade, é anti infecção e anti inflamatório.

Chá verde – Reduz a oleosidade, é antioxidante, antimicrobiano e cicatrizante. Auxilia no combate a acne.

Veja também:

5 formas de clarear o cabelo naturalmente

Youtuber indiana viraliza revelando o segredo que faz seu cabelo crescer 40% mais rápido que o normal