quarta-feira, setembro 19, 2018
Início Artesanato Passo a passo Touca de Banho ou Touca Moranguinho

Passo a passo Touca de Banho ou Touca Moranguinho

Se aquela que tem no banheiro já está com algum furinho, com o elástico esticado, ou simplesmente, está cansada de usar a mesma de sempre, faça sua própria touca para cabelo!

Poderá utilizar também para uma fantasia da Moranguinho ou para decorar a aniversariante em uma festa com o tema Moranguinho. Passo a passo chapéu Moranguinho.

Poderá até fazer uma brincadeira com a família, e deixar todo mundo com a cabeça personalizada, usando a mesma estampa para todos. É muito fácil para fazer, e vai sair bem baratinho.
Materiais:
  • Plástico colorido, resistente
  • Tesoura
  • Caneta
  • Jornal
  • Alfinetes
  • Elástico
  • Régua ou fita métrica
  • Máquina de costura
Passo-a-passo:
Meça o diâmetro da touca, seguindo a largura de cerca de 40 centímetros. Esta é apenas uma sugestão, poderá usar uma touca que já tenha para ter uma ideia melhor do tamanho que é mais recomendadopara você.
É importante frisar que o tamanho depende muito se a touca é destinada à uma pessoa que tem cabelos curtos, médios, ou longos e abundantes. E em qualquer um dos casos, deve haver espaço suficiente para que a touca não fique muito comprimida, ou apertada na cabeça.
Um modo de ter uma exatidão, é medir a circunferência da própria cabeça, na altura das orelhas, e fazer a seguinte fórmula matemática:
A / 3,14 x 2,65 = D 


D / 2 = R
“A” será o número da medição da circunferência da sua cabeça, dividido por 3.14, que seria o valor Pi. O resultado desta divisão deve ser multiplicado por 2.65, que será igual ao diâmetro, que é representado por Dna fórmula. Divida o total do diâmetro por 2, e terá o valor R, que ao final, é o tamanho exato para a sua cabeça. Este é o valor exato partindo do ponto central do circulo de plástico, até à borda. Parece complicado, mas é muito simples. Calcule, que é fácil.
Mas com ou sem fórmula matemática, vamos seguir para fazer o modelo.
Pegue uma folha dupla de jornal, e dobre em quartos, e depois em oitavos. Meça, por exemplo, 10 centímetros de uma ponta à outra do papel dobrado. Recorte a parte que será a borda, de maneira arredondada. Quando abri-lo, terá o formato de um circulo quase perfeito.
Use esse molde para recortar o plástico estampado. Ficará mais fácil se prender o jornal recortado no plástico com os alfinetes. Depois de cortado, faça uma pré medição na própria cabeça, para verificar se está no tamanho ideal. Ajuste o tamanho, se necessário.
Para facilitar o passo seguinte, marque as bordas com a caneta, como se fosse fazer pontos de intersecção.
Meça e corte o elástico, emende-o, e em seguida, costure-se no plástico, de preferência em ponto zigue-zague. Os pontos desenhados com a caneta vão dar a ideia do quanto deve franzir enquanto costura. O ideal é fazer um pliçado a cada 2 centímetros.
Depois dessa etapa, volte a fazer outra costura para reforçar. Pronto!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.