Horta na janela

Horta na janela, eba!

Horta na janela pode fazer parte da decoração, trazendo todo o frescor e aromas das plantinhas. Veja mais dicas:

 

NÃO PODE JARDINEIRA NA JANELA?

 

 

 

Por dentro pode. Achei ótima a sugestão da revista Arquitetura&Construção (out/2010) para horta na janela. Muitos apartamentos têm essa janela na área de serviço, e os condomínios não permitem jardineira pra fora. Nesses casos, essa uma opção.

Arco-íris na janela

O apartamento pequeno não impediu o morador, que adora preparar receitas para a mulher e os filhos, de ter hortaliças à mão. “Aproveitei o único espaço possível: a janela da cozinha”, revela o arquiteto Neto Porpino, de São Paulo, autor do projeto. Ele encaixou uma chapa de vidro incolor 10 mm de 1,78 x 0,15 m (Golden Glass) em dois suportes metálicos e sobre ela dispôs oito vasos em cachepôs de plástico colorido (Albano). Como a esquadria é do tipo máximo-ar, as plantas não atrapalham o abre e fecha.

Para fazer igual:

 

– Em apartamentos ou casas sem pátio, eleja a sacada ou qualquer local protegido de ventos e onde incida sol pelo menos três horas por dia.

– Além de vasos e floreiras, vale usar caixas de madeira ou latas, desde que tenham no mínimo 0,20 m de altura.

Para plantar, você vai precisar:

Uma dica é usar cacos de isopor em vez de argila expandida, pra fazer a drenagem – que não deixa as raízes encharcadas. Os cacos de isopor deixam o vaso mais leve e não atraem nenhum tipo de praga. E é menos lixo, e menos gasto (você não vai ter que comprar a argila), de quebra.

– Faça um ou mais furos no fundo (dependendo do tamanho do recipiente) e cubra com pedriscos ou argila expandida, seguidos de manta de drenagem ou como a foto acima. Então acrescente a terra, que assim não ficará encharcada.

Um título para uma foto sem titulo

Corredor perfumado

O gosto pelas plantas a economista Eliana Tempesta herdou da mãe. A ideia de dispor a horta no corredor lateral da casa em Santana de Parnaíba, SP, veio de um livro. “Li Sob o Sol da Toscana, no qual a protagonista alcançava os temperos assim, pela janela da cozinha, e fiquei encantada”, conta. Ela e o marido, o engenheiro Paulo Tempesta, cultivam salsa, cebolinha, orégano, endro, tomilho e até alface em floreiras fixadas na parede. Vasos com alecrim, pimenta e manjericão completam a seleção aromática.

Para fazer igual

Um título para uma foto sem titulo

– Suportes metálicos prendem ao muro as duas floreiras de fibrocimento sem amianto (1,10 x 0,25 x 0,25 m cada uma).

– Como ocupa pouco espaço, a solução também vale para apartamentos.

– A mistura de terra e húmus foi colocada diretamente dentro das floreiras.

– A frequência de rega varia conforme a exposição a sol e vento, entre outros fatores. Cheque a umidade da terra e molhe (o solo, não as folhas) quando estiver seca.Um título para uma foto sem titulo

Programa de família

Desde a criação da horta, os fins de semana passados na casa de campo no interior paulista ganharam um sabor especial. “Minha maior alegria é ver as crianças colherem verduras e legumes direto da terra, lavarem e comerem ali mesmo”, fala a proprietária, mãe de quatro filhos. Ela e o marido optaram pela produção orgânica – na área de 80 m² localizada junto à moradia projetada pelo arquiteto Gui Mattos, não entra adubo químico. “Reservamos espaço para uma composteira”, diz a moça.

Um título para uma foto sem titulo

Para fazer igual

– Os canteiros devem ter pelo menos 1 m de largura cada um e 0,50 m entre eles para a circulação, ensina Silvia Jeha, da Sabor de Fazenda.

– Barre a entrada de animais com uma cerca. Aqui, ela é de toras de eucalipto.

– Algumas espécies podem ser semeadas direto no canteiro. Outras pedem cultivo prévio em uma sementeira e o transplante da muda. Consulte um especialista para fazer o plantio correto.

Aproveite, faça você também a sua horta e deixe seus comentários.

Até mais!

fontes: Dcoração e Casa Abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.