Se você tem aquelas “bolinhas no bumbum” e quer saber como poderia tratá-las, ou evitá-las, veja estas 4 dicas para tratar a foliculite!
Qual a causa?
Essas “bolinhas no bumbum” podem ser normalmente duas coisas: uma acne, ou seja, uma glândula sebácea que acabou infamando, ou um pelo encravado, que é uma foliculite (causa mais comum).
As acnes ou espinhas, podem ser causadas pelo exagero de cremes gordurosos nessa região, geralmente aqueles “anti estrias” que obstruem o folículo.
Já a foliculite pode ter várias causas, desde atrito de roupas justas, ficar muito tempo sentado, que também causa atrito, e irritação causada por lâminas de barbear ou depilação com cera.
Como prevenir
- Use roupas mais folgadas, evitando atrito
- Evite, quando possível, ficar sentado por muito tempo
- Evite usar cremes gordurosos
- Invista em técnicas de depilação definitiva nessa região, como laser, para evitar o uso de cera e lâmina frequentemente
- Esfolie a pele do bumbum uma vez ao dia, no banho, com movimentos circulares em todo o glúteo, usando uma bucha vegetal e um sabonete cremoso ou um creme esfoliante. (Caso exista inflamação, não esfolie, pois, além de machucar, você corre o risco de piorar o quadro).
Como tratar
É fundamental procurar a ajuda de um dermatologista para que seja possível saber qual a natureza do problema. Geralmente, o tratamento é feito à base de ácidos e antibióticos tópicos, que precisam ser prescritos por um médico.
Veja também:
Antes e depois: 15 fotos para criar coragem de mudar
10 aplicativos que toda mulher deveria ter no celular