Perto do litoral, Salesópolis é uma cidade quente, cheia de histórias, lugares encantadores como a Senzala, comida boa e muito mais. Confiram a dica de viagem de Salesópolis!
RESUMO HISTÓRICO DA CIDADE SALESÓPOLIS
O Município de Salesópolis, anteriormente denominado São José do Paraitinga, surgiu durante o período colonial, no cruzamento de duas rotas comerciais que ligavam São Paulo e Jacareí ao Litoral, situa-se no extremo leste da Região Metropolitana, possui uma área de 427 km2, sendo 98% de seu território protegido pela Lei dos Mananciais. Conhecido como “Berço do Tietê”, é o último reservatório de água próximo de São Paulo. Com toda essa riqueza, não tendo outra alternativa senão sobreviver do turismo.
BARRAGEM DE PONTE NOVA: um dos reservatórios de água do Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAAT; conheceremos a formação de uma barragem e como ela funciona. Local maravilhoso para caminhadas.
É nessa área de segurança nacional que localiza-se o radar meteorológico, cujo objetivo é prever chuvas com até 5 horas de antecedência, num raio de 200 km2.
PARQUE DAS NASCENTES DO TIETÊ:
Local tombado pelo Patrimônio Histórico. Onde estão localizadas as nascentes do Tietê, rio que nasce no reverso da Serra do Mar e corre contra o mar, cortando o Estado de São Paulo todo. Conhecido como Rio dos Bandeirantes, ele foi e é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado e País.
MUSEU DA ENERGIA – Usina Parque de Salesópolis: Museu vivo onde poderão conhecer uma usina hidrelétrica do começo do século XX, aprender sobre a história e o uso racional da energia, brincar aprendendo com jogos interativos na Academia da Energia e, através de trilha na mata conhecer a vegetação da região.
Horários para visitação pública:
Terça a sábado, inclusive feriados: das 09h às 16h
*Ingresso: R$4,00
Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.
Entrada gratuita: Professores e pessoas acima de 60 anos.
Ingresso-família: Pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e filhos tem entrada gratuita.
Visitação gratuita aos sábados
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4696-1332, ou pelo e-mail[email protected]
Dica de RESTAURANTES EM SALESÓPOLIS:
SENZALA: Construção de “pau a pique” e “taipa de pilão”. Na realidade não era uma senzala. Serviu por muito tempo, como ponto de parada dos comerciantes que, vindos da Capital e Vale do Paraíba, percorria a rota, conhecida como Rota do Sal, para a comercialização de produtos, dentre esses a compra e venda de escravos, servindo também como ponto do “pouso”.
Hoje o local guarda sua história, pois os proprietários procuram manter, dentro de suas possibilidades, a estrutura original.
– enfoque na histórica, aspectos sociais, culturais e econômicos, relevo, jesuítas, índios e negros.
Quando for visitar a Senzala não deixe de provar o restaurante que funciona lá. É um barracão. A comida é deliciosa e eles também alugam para eventos e casamento.
Aos domingos, a senzala também funciona como restaurante, onde paga R$ 18,00 e pode-se comer à vontade. Esse valor foi em junho/11, para mais informações:
RESTAURANTE SENZALA. Rod. Profº Alfredo R. de Moura, Km 103 (11) 4696-1416
Restaurante Nhá Luz: Comida muito boa, no fogão à lenha e tem um parquinho nos fundos para as crianças e também uma rede.
S'TEIO RESTAURANTE E PETISCARIA ((11) 4696-8245/4696-3916): A noite vale a pena comer um escondidinho ou um bolinho de bacalhau no S'teio. O lugar é encantador, há 3 andares, construído de mesanino. Tem shows nos fins de semana. Bem agradável, mas agende antes, pois pode ser que não tenha lugar disponível.
POUSADAS E HOTÉISs
Mais fotos:
fontes:
Tiete Turismo,
Fundação Energia e Saneamento,
foto da Senzala de Eduardo Lyvio,
Hotel Soares e Camargo