Se você gosta de fazer lista com os lugares que quer muito conhecer na sua vida, veja 15 lugares incríveis que com certeza não podem faltar!
1 – Cavernas Waitomo Glowworms
Foto: Divulgação
Estas cavernas da ilha norte da Nova Zelândia dão a impressão de que você está olhando para o céu estrelado. Esse efeito é causado por um tipo de verme luminescente que usa o mecanismo para atrair suas presas. O local tem visita monitorada feita com barcos.
2 – Gêiser Fly
Foto: Ken Lund/Wikimedia Commons
O homem teve uma certa importância nesta formação, que foi originada no século passado após uma perfuração no local. As cores neste gêiser, localizado em Nevada, nos EUA, é resultado de um ambiente cheio de bactérias acostumadas a altas temperaturas. Infelizmente o gêiser está em uma propriedade privada, fechada a visitantes, mas ele é tão grande que é possível ver de longe.
3 – Fonte Grand Prismatic
Foto: Brocken Inaglory/Creative Commons
Assim como no gêiser Fly, as bactérias também são as responsáveis pelo colorido da fonte termal Grand Prismatic. Localizada no famoso parque de Yellostone, esta é a maior fonte dos EUA. As cores se diferem de acordo com a temperatura – que permite o crescimento desta ou daquela bactéria. O centro é tão quente que impede a proliferação de vida e por isso a coloração é do azul mais puro, característico da água.
4 – Pamukkale
Foto: Ahmet Sahin
Declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, Pamukkale, também conhecido como Castelo de Algodão, fica na Turquia. De longe, a paisagem parece uma montanha nevada, mas trata-se de uma região termal com piscinas naturais de origem calcária e águas azuis.
5 – Monte Roraima
Foto: Reprodução
A maior parte fica na Venezuela, mas Brasil e Guiana também podem dizer que parte desta maravilha fica em seus territórios. A montanha de 2,8 mil metros é muito procurada pelos praticantes de trekking e sagrada para os índios da região. A paisagem desperta tanto fascínio que até inspirou o escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle na ambientação do seu famoso livro “O Mundo Perdido”.
6 – Montanhas Tianzi
Foto: Richard Janecki/Creative Commons
Lembra das montanhas flutuantes de Pandora, do mundo imaginário de Avatar? Pois bem, esta região da China serviu de inspiração para a criação da paisagem do filme dirigido por James Cameron. O pico mais alto tem mais de 1.200 metros. O nome Tianzi quer dizer “filho do paraíso” e foi dado em homenagem a um guerreiro chinês que viveu durante e dinastia Song (960 – 1279).
7 -Zhangye Danxia Landform
Foto: Reprodução
Parece uma pintura, mas não é. Estas montanhas ficam em Gansu, na China. Elas são formadas por camadas de arenito e diversos depósitos minerais. Esculpidas pela erosão, hoje, elas são uma grande atração turística.
8 – Caverna Son Doong
Foto: sondoongcave.org
Esta caverna é a maior do mundo e fica no Vietnã. O nome significa “caverna do rio da montanha” e acredita-se que foi criada entre 2 e 5 milhões de anos atrás pela ação da erosão do calcário, que abriu grandes espaços onde a rocha era mais fraca.
9 – Giants Causeway
Foto: Patrice78500/Creative Commons
Nas listas de patrimônio cultural e natural da humanidade desde 1986, a “calçada dos gigantes” já causou muitas dúvidas sobre sua origem. No passado, quem olhava estas colunas na Irlanda do Norte ficava intrigado e alguns realmente deixavam a imaginação solta, como o nome bem dá a entender. Hoje se sabe que a formação é resultado de ação vulcânica ocorrida durante o Período Terciário, há cerca de 50-60 milhões de anos.
10 – Emerald Ice – Lago Baikal
Foto: Alexey Trofimov
Localizado na Rússia, o mais antigo e profundo lago do mundo é também um dos mais impressionantes pela aparência. Durante o inverno, a água cristalina congela e uma série de fatores naturais deixam expostas elevações de gelo que mais parecem grandes esmeraldas.
Veja também:
Os 10 hostels mais legais do mundo
12 coisas que você só vai ver na Ásia