Se você utiliza o arroz integral em suas refeições veja essas dicas, sem dúvidas, depois delas você não vai mais fazer arroz integral da mesma forma!
1- Deixe de molho
É importante deixar o arroz integral de molho entre 6 a 8 horas antes de preparar. Mas, se se esquecer, qualquer horinha é melhor do que nada valendo.
Por quê? No blog da querida Pat Feldman, ela explica detalhadamente porque deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los. Mas, resumidamente, nas palavras de Pat, claro seria pelos motivos abaixo:
“Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.
Deixar de olho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B”.
2- Não refogue!
Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos, ou seja, evitar que o amido saia e o arroz vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele não cozinhe nunca.
3- Por último o arroz
Então vamos lá, depois de refogado a cebola e o alho normalmente, acrescente a água com os temperos de sua preferência, sal e por último coloque o arroz!
A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz (se for fazer 1 xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água, por exemplo). Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio, ou até amolecer ao ponto que você gostar. Se necessário adicione mais água.