O nosso corpo é capaz de dar muitos sinais para dizer que algo não vai bem, mas cabe a nós sabermos identificá-los. Hoje vamos te ajudar a saber quando a sua tireoide não anda bem. Vem com a gente.
Glândula tireoide
Tem um formato parecido ao de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Regula a função de importantes órgãos como o coração, o fígado, o cérebro e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
Se a tireoide não funciona de maneira correta, ela pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou ao contrário, produzindo em excesso, causando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
1- Alterações no seu peso
É certo que mudanças de comportamento ou algumas situações, fazem com que alteremos o nosso peso, causando o seu aumento ou diminuição, porém se a situação não for essa, a alteração constante de peso é motivo de grande preocupação, já que este é um sintoma claro de hipotiroidismo. Podendo ocorrer também a falta de apetite.
2- Pressão na barriga e alterações de humor
Quando há algo de errado na tireoide, é normal que você se sinta mais agitado e angustiado, sentindo uma forte pressão sobre a área da barriga. Além disso, também é muito comum sentir grandes mudanças em suas emoções, como irritabilidade, depressão, tristeza ou raiva constante, tudo isso ocorre pois a produção de hormônios pode estar em excesso. Isso se deve a uma alteração dos níveis de serotonina no cérebro.
3- Dificuldade de concentração
Novamente, ignorando o fato de um diagnóstico pré estabelecido, se você notar que está com dificuldade para se concentrar, que a memória falha facilmente, procure um médico para saber se o problema está relacionado com a sua tireoide, pois alterações hormonais na tireoide podem afetar significativamente a concentração das pessoas. Em muitos casos, os pacientes com hipotireoidismo que recebem um tratamento adequado obtêm grandes e favoráveis alterações nas funções cognitivas, independentemente da idade.
4- Desconforto na garganta
Como dissemos acima, a tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço e garganta. Por isso, se você sentir algum desconforto nesta área, que pode ser dor no pescoço ou na garganta, inflamação, ou uma mudança perceptível em sua voz, é recomendável que você vá ao seu médico o mais rápido possível, para que ele possa imediatamente investigar.
5- Pressão arterial elevada
Hipotireoidismo pode desencadear pressão alta e o hipotireoidismo pode levar a hipertensão arterial sistêmica devido a falta ou a deficiência dos hormônios tireoidianos. Elevada a pressão arterial, você também pode sentir algumas palpitações no pescoço, e os níveis do colesterol ruim também costumam aumentar.
6- Perda de cabelo e pele seca
Outros sinais que o seu corpo pode dar se você está com problemas na tireoide: perda de cabelo e pele ressecada. Embora a perda de cabelo seja normal em algumas situações específicas, causada pela má alimentação ou outros fatores, se você notar que esta condição se estende e é permanente, pode ser devido a algum distúrbio de tireoide. Da mesma forma, se você perceber uma mudança na textura da sua pele, sentindo-a mais seca, com um comichão ou vermelhidão perceptível na área, é muito provável que isso seja devido a problemas hormonais causadas pela tireoide.
Se você detectar qualquer um destes sinais, não exite! Consulte um médico.
Veja também:
Perguntas que eu não posso deixar de fazer a minha ginecologista
4 coisas que você não deveria fazer depois de comer